Por que reduzir o desperdício de alimentos é tão importante?

Essa é uma das ações mais eficazes para diminuir o impacto ambiental da alimentação. De acordo com a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), cerca de um terço dos alimentos produzidos para consumo humano é perdido ou desperdiçado ao longo da cadeia alimentar (https://www.fao.org/policy-support/policy-themes/food-loss-and-food-waste/en). Isso significa que enormes quantidades de água, energia, solo, fertilizantes, combustíveis e trabalho são utilizadas para produzir alimentos que nunca chegam a ser consumidos.

O problema vai muito além da comida descartada. Quando um tomate, uma banana ou um prato preparado é jogado fora, também são desperdiçados todos os recursos utilizados em sua produção, transporte, armazenamento e comercialização. Além disso, segundo o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (UNEP), o desperdício de alimentos contribui significativamente para as emissões globais de gases de efeito estufa (https://www.unep.org/resources/publication/food-waste-index-report-2024). Em aterros sanitários, a decomposição de resíduos orgânicos gera metano, um gás com elevado potencial de aquecimento global.

Uma das formas mais simples de enfrentar esse problema é adotar o aproveitamento integral dos alimentos. Muitas partes tradicionalmente descartadas possuem valor culinário e nutricional. Talos de brócolis e couve podem ser ser utilizados em refogados, folhas de cenoura em molhos, cascas de abóbora em sopas e sementes torradas em preparações diversas. Além de reduzir resíduos, essa prática aumenta a eficiência do sistema alimentar ao extrair mais valor dos recursos já empregados na produção.

O aproveitamento integral não significa consumir tudo indiscriminadamente. Algumas partes podem não ser adequadas para consumo ou exigir preparo específico. Por isso, é importante buscar orientações de fontes confiáveis. O livro digital Alimente-se Bem, do SESI, reúne dezenas de receitas utilizando cascas, talos e folhas e pode ser consultado gratuitamente em https://alimentesebem.sesisp.org.br. A Embrapa também disponibiliza cartilhas e publicações sobre aproveitamento integral de alimentos, incluindo orientações culinárias e nutricionais, em https://www.embrapa.br/busca-de-publicacoes.

Na prática, pequenas mudanças geram resultados expressivos: planejar compras antes de ir ao mercado, armazenar corretamente frutas e verduras, congelar excedentes, reaproveitar sobras de refeições e observar datas de validade com atenção. Muitas vezes, o desperdício acontece não por falta de alimentos, mas por falhas de planejamento e armazenamento.

Publicado por Cadé Conteúdo

Consultoria em comunicação para quem quer existir online com voz própria. A partir de pesquisa e identidade editorial, desenvolvo projetos de conteúdo orientados por permanência, relevância e reconhecimento em redes sociais, sites, newsletters e outros formatos.

Deixe um comentário